terça-feira, 10 de maio de 2011

Proposta Desenvolvida na Laboratório de Informática

“ESTRANHO OU FABULOSO”
LEITURA DE FÁBULAS PELA INTERNET

Autoras: Márcia H. Mafra
Fabricia Carvalho
Rosimeire C. da Silva Mafra
Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Dizaró
São Sebastião do Paraíso - MG
Co-autor(es)
Lúcia H. Guimarães
Estrutura Curricular
Modalidade/ Nível de Ensino- Ensino Fundamental
Componente Curricular – Língua Portuguesa
Tema: Leitura e reflexão sobre os textos (fábulas)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
·        Acessar a internet para visitar o blog da escola
·        Analisar criticamente as informações, aprendendo o significado de link para acessar as fábulas
·        Interpretar as fábulas com ênfase na relação de valores morais implícitos nessas obras literárias e conceito de fábulas.
Duração das atividades
02 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
·        Conhecer diferentes tipos de texto
·        Compreender que as fábulas podem propagar idéias e valores morais
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
·        Aula interativa em sala de aula e biblioteca
·         Execução da atividade no laboratório de informática

ATIVIDADE- 1
Em parceria com a professora de uso da biblioteca que vêm desenvolvendo o projeto “ESTRANHO OU FABULOSO”, os alunos participam de diversas atividades sobre fábulas.
No laboratório de informática:
O professor de informática disponibilizará no blog
 E M PROFESSORAMARIADELOURDESDIZARO.BLOGSPOT.COM  um link para que as crianças possam acessar, assistir e ler fábulas de forma divertida usando a tecnologia. http://www.qdivertido.com.br/contos.php

ATIVIDADE - 2No laboratório de informática:
Promover uma reflexão sobre A Moral contida nas fábulas.
O professor deve orientar uma pesquisa coletiva para descobrirem qual o significado de  fábulas. Acessar o site: http://www.girafamania.com.br/tudo/a_lfabula.html
Esta atividade deverá continuar em sala de aula e no laboratório de informática por possibilitar trabalhar com diversas atividades de escrita.
Recursos Educacionais
·        Livros, internet, blog, vídeos.

AVALIAÇÃO
A avaliação se dará de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das atividades propostas e também através da compreensão do significado de Fábulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário