“ESTRANHO OU FABULOSO”
LEITURA DE FÁBULAS PELA INTERNET
Autoras: Márcia H. Mafra
Fabricia Carvalho
Rosimeire C. da Silva Mafra
Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Dizaró
São Sebastião do Paraíso - MG
Co-autor(es)
Lúcia H. Guimarães
Estrutura Curricular
Modalidade/ Nível de Ensino- Ensino Fundamental
Componente Curricular – Língua Portuguesa
Tema: Leitura e reflexão sobre os textos (fábulas)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
· Acessar a internet para visitar o blog da escola
· Analisar criticamente as informações, aprendendo o significado de link para acessar as fábulas
· Interpretar as fábulas com ênfase na relação de valores morais implícitos nessas obras literárias e conceito de fábulas.
Duração das atividades
02 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
· Conhecer diferentes tipos de texto
· Compreender que as fábulas podem propagar idéias e valores morais
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
· Aula interativa em sala de aula e biblioteca
· Execução da atividade no laboratório de informática
ATIVIDADE- 1
Em parceria com a professora de uso da biblioteca que vêm desenvolvendo o projeto “ESTRANHO OU FABULOSO”, os alunos participam de diversas atividades sobre fábulas.
No laboratório de informática:
O professor de informática disponibilizará no blog
E M PROFESSORAMARIADELOURDESDIZARO.BLOGSPOT.COM um link para que as crianças possam acessar, assistir e ler fábulas de forma divertida usando a tecnologia. http://www.qdivertido.com.br/contos.php
ATIVIDADE - 2No laboratório de informática:
Promover uma reflexão sobre A Moral contida nas fábulas.
O professor deve orientar uma pesquisa coletiva para descobrirem qual o significado de fábulas. Acessar o site: http://www.girafamania.com.br/tudo/a_lfabula.html
Esta atividade deverá continuar em sala de aula e no laboratório de informática por possibilitar trabalhar com diversas atividades de escrita.
Recursos Educacionais
· Livros, internet, blog, vídeos.
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das atividades propostas e também através da compreensão do significado de Fábulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário