Cena do filme Kutoja: A última tricotada
www.youtube.com/watch?v=M6ZjMWLqJvM
O vídeo nos mostra uma reflexão sobre a solitária velha tricotando algo que a levará para algum lugar, Mas não é esse contexto que nos prende a visão e sim nos efeitos de som e imagem que o torna mais interessante. Vale a pena ver!!!
Vídeo
www.youtube.com/watch?v=bx0riUDC17Q
Neste vídeo podemos perceber que o rapaz brinca com o balão de borracha emitindo sons e com a ajuda tecnologia de imagens, o vídeo fica muito mais especial.
Vídeo Coieda
www.youtube.com/watch?v=0S0xlbYcis0
O vídeo COIEDA, demonstra como o uso da tecnologia amplia os efeitos com cores, formas geométricas e áudio, deixando assim qualquer desenho em arte.
quarta-feira, 29 de junho de 2011
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Cursistas:
Fabricia Carvalho
Márcia H. Mafra
Rosimeire C. Silva Mafra
2.7-C- Avaliação da atividade desenvolvida- Leitura de fábulas pela internet
A proposta da atividade envolveu a maioria dos alunos, uma vez que já se encontravam motivados devido ao desenvolvimento do projeto “Estranho ou fabuloso” (biblioteca), foi um recurso mais atrativo e novo por causa do uso de links.
Todas as atividades desenvolvidas no laboratório tem caráter de descoberta, são mais estimulantes.
Quanto a preparação dos alunos o 3º ano precisa acessar mais o blog e mesmo a internet para terem mais autonomia e a participação ser mais proveitosa. A autonomia e o uso mais constante da internet pelos alunos do 4º e 5º anos, propiciaram melhor aproveitamento da atividade e descobertas dentro do próprio blog.
Todos os anos participaram das atividades com fábulas no laboratório, através de cd's ouvindo e assistindo, colorindo os personagens, jogos de memória, quebra-cabeças e outros.
É uma atividade muito rica e possibilita trabalhar várias atividades de escrita.
Em nossa opinião o que foi considerado como grande aprendizagem foram as descobertas, o reconhecimento e o acesso a outros links dentro do blog.
Fabricia Carvalho
Márcia H. Mafra
Rosimeire C. Silva Mafra
2.7-C- Avaliação da atividade desenvolvida- Leitura de fábulas pela internet
A proposta da atividade envolveu a maioria dos alunos, uma vez que já se encontravam motivados devido ao desenvolvimento do projeto “Estranho ou fabuloso” (biblioteca), foi um recurso mais atrativo e novo por causa do uso de links.
Todas as atividades desenvolvidas no laboratório tem caráter de descoberta, são mais estimulantes.
Quanto a preparação dos alunos o 3º ano precisa acessar mais o blog e mesmo a internet para terem mais autonomia e a participação ser mais proveitosa. A autonomia e o uso mais constante da internet pelos alunos do 4º e 5º anos, propiciaram melhor aproveitamento da atividade e descobertas dentro do próprio blog.
Todos os anos participaram das atividades com fábulas no laboratório, através de cd's ouvindo e assistindo, colorindo os personagens, jogos de memória, quebra-cabeças e outros.
É uma atividade muito rica e possibilita trabalhar várias atividades de escrita.
Em nossa opinião o que foi considerado como grande aprendizagem foram as descobertas, o reconhecimento e o acesso a outros links dentro do blog.
Cursistas:
Fabricia Carvalho
Márcia H. Mafra
Rosimeire C. Da Silva Mafra
2.7-A-B- Desenvolvimento da atividade- Leitura de fábulas pela internet
A execução da atividade ocorreu de forma tranquila, por ser uma atividade complementar ao projeto “Estranho ou fabuloso” desenvolvido pela professora de uso da biblioteca, o qual os alunos estão participando e conhecem esse gênero. Todos são incentivados a conhecer variados gêneros literários para participar dos enigmas e desafios que são propostos pelo projeto.
Por ser uma atividade realizada através do blog da escola que lhes é familiar, os alunos do 4º e 5º anos que são autônomos, não tiveram dúvidas.
Acharam interessante o nome e o significado de link.
Os alunos do 3º ano apresentaram certa dificuldade no acesso ao blog, por serem mais dependentes, necessitaram de ajuda e intervenções, mas se encantaram com as fábulas que não conheciam.
Os 4º e 5º anos sugeriram criar uma nova moral para as fábulas que não conheciam e alguns comentaram no próprio blog ou simplesmente expressaram oralmente na roda de reflexão.
Acabaram descobrindo vários links dentro do blog, como os sites e até visitaram blogs de outras escolas da Rede Municipal.
A realização da atividade tornou-se mais interessante porque os próprios alunos fizeram todas as ações, desde acessar o navegador, utilizar a barra de endereços, conhecer um link e utilizá-lo na execução, saber voltar ao índice para ler outras fábulas, refletir sobre a fábula indicada e outras que lhes interessaram, bem como relatar oralmente e no blog suas criações (uma nova versão para a moral).
A descoberta e o acesso a outros links no blog foi considerado uma grande aprendizagem.
terça-feira, 10 de maio de 2011
Conceituando Hipertexto
Entendi que:
- Hipertexto é um termo utilizado pela mídia a fim de transformar relaçoões entre imagens, sons, textos associados, tornando um elo pensado entre as pessoas e unidades textuais, realizando assim a compreensão da leitura. No caso do usuário ter acesso ao hipertexto , também outros terão se estiverem interligados no momento, havendo assim a rciprocidade e interação na leitura
- Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se a outros conjuntos de informações na forma de bloco de textos.É a maneira de organizar um texto de forma não linear, em que se inserem links de navegação em palavra chave. Eles remetem ao leitor outros documentos do texto, e a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que tambem podem ser hipertextuais
- O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como `navegação``.
· O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse`` numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.
Minhas conclusões: 

Acredito que hoje é impossível sentar-se em frente ao computador e fechar os olhos para os hipertextos, pois é um recurso que vem pra complementar a pesquisa e trazer informações e caminhos novos com referenciais importantes.
Proposta Desenvolvida na Laboratório de Informática
“ESTRANHO OU FABULOSO”
LEITURA DE FÁBULAS PELA INTERNET
Autoras: Márcia H. Mafra
Fabricia Carvalho
Rosimeire C. da Silva Mafra
Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Dizaró
São Sebastião do Paraíso - MG
Co-autor(es)
Lúcia H. Guimarães
Estrutura Curricular
Modalidade/ Nível de Ensino- Ensino Fundamental
Componente Curricular – Língua Portuguesa
Tema: Leitura e reflexão sobre os textos (fábulas)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
· Acessar a internet para visitar o blog da escola
· Analisar criticamente as informações, aprendendo o significado de link para acessar as fábulas
· Interpretar as fábulas com ênfase na relação de valores morais implícitos nessas obras literárias e conceito de fábulas.
Duração das atividades
02 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
· Conhecer diferentes tipos de texto
· Compreender que as fábulas podem propagar idéias e valores morais
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
· Aula interativa em sala de aula e biblioteca
· Execução da atividade no laboratório de informática
ATIVIDADE- 1
Em parceria com a professora de uso da biblioteca que vêm desenvolvendo o projeto “ESTRANHO OU FABULOSO”, os alunos participam de diversas atividades sobre fábulas.
No laboratório de informática:
O professor de informática disponibilizará no blog
E M PROFESSORAMARIADELOURDESDIZARO.BLOGSPOT.COM um link para que as crianças possam acessar, assistir e ler fábulas de forma divertida usando a tecnologia. http://www.qdivertido.com.br/contos.php
ATIVIDADE - 2No laboratório de informática:
Promover uma reflexão sobre A Moral contida nas fábulas.
O professor deve orientar uma pesquisa coletiva para descobrirem qual o significado de fábulas. Acessar o site: http://www.girafamania.com.br/tudo/a_lfabula.html
Esta atividade deverá continuar em sala de aula e no laboratório de informática por possibilitar trabalhar com diversas atividades de escrita.
Recursos Educacionais
· Livros, internet, blog, vídeos.
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das atividades propostas e também através da compreensão do significado de Fábulas.
informatica na educação
Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa introdução vem ocorrendo.
Assinar:
Postagens (Atom)